BIOGRAFIA

ANTONIO DE SOUZA
ANTONIO DE SOUZA

Nasceu na cidade de São Paulo, a 1º de maio de 1967. Desde pequeno demonstrava grande interesse em leituras referentes à história, à teologia, à filosofia e à religião; trabalhou, inclusive, durante vários anos, em Comunidades Eclesiais de Base ligadas à Igreja Católica (no auge da conhecida Teologia da Libertação), bem como na formação de vários jovens e líderes comunitários.

 

Bacharel em Letras, iniciou sua atuação no magistério público do Estado de São Paulo,  desenvolvendo vários projetos voltados à área de Língua Portuguesa e ao ensino de línguas estrangeiras modernas, voltados a alunos do ensino Médio. Posteriormente, lecionou Língua Portuguesa e Redação em grandes escolas da cidade de São Paulo como o Colégio Pueri Domus, Colégio Dante Alighieri e Colégio Visconde de Porto Seguro, bem como Literatura, Usos e Sintaxes e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em universidades particulares. Atualmente, é diretor da JackBran Consultoria Ltda., cuja área de atuação é a consultoria linguística tanto a empresas quanto a particulares.

 

Germanista, aprofundou-se na obra poética alemã do século XVII, obtendo o título de Mestre pela Universidade de São Paulo, apresentando o trabalho A Literatura Barroca Alemã. Andreas Gryphius, Vanitas e Guerra, no qual insere, ao público brasileiro, os modelos de representação do principal autor do Seiscentismo alemão, Andreas Gryphius. Este não só foi o maior dramaturgo alemão do século XVII, como também um grande mestre da arte poética do mesmo período, porém (até então) desconhecido do público brasileiro. Dessa forma, uma das  formas encontradas pelo Prof. Antônio Jackson para que isso fosse possível foi por meio da tradução de alguns de sonetos do poeta alemão.

 

Dando prosseguimento a sua linha de pesquisa e a seus trabalhos acadêmicos, doutorou-se em Literatura Alemã e Fotografia pela mesma Universidade de São Paulo, apresentando a  Tese Iconofotologia no Barroco Alemão, em que cria conceitos referentes à recepção imagética de textos extemporâneos, ou seja, sobre a relação entre a imagem poética barroca (baseada nas Iconologias) e a fotografia (a partir de nossas próprias iconofotologias).

 

Há cinco anos levanta material para seu primeiro romance histórico, cujo pano de fundo será a Segunda Guerra Mundial. Possui alguns artigos publicados em revistas especializadas, além de livros de poesia: Poesia, tempo e mar e Enquadrar.

Tu página sin publicidad: Solicita JimdoPro o JimdoBusiness

Nombre Apellido : Jaime León Cuadra

Monsieur James

Québec, Canada

 

Tel:  

E-mails:

jaimeleon@videotron.ca

edicionesmonsieurjames@videotron.ca

Webs:

Papelografia

Mis Borradores

Ediciones

Radio Piano Bar